sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Hoje tivemos aula-almoço

Recebi em meu ateliê minha querida amiga Cecil, sua irmã Marina e a tia Auxiliadora.
Elaboramos juntas e degustamos:

Salada de Rúcula com pera ao gorgonzola
Esta salada é deliciosa pelo fato de que a pera suaviza o "amarguinho" da rúcula. Tem pessoas que odeiam rúculas, não comem... eu sou uma delas, evito ao máximo, mas me tornei adepta a ela em situações como numa salada dessa ou envolta aos rolinhos de rúcula com tomate seco que vou ensinar na semana que vem.
A receita original leva creme de leite, mas eu achei "muito gordo" e substitui por iogurte.
Não vou colocar a receita certinha porque pra isso tem de fazer a aula (rs) mas vou explicar mais ou menos que também dá pra reproduzir e tal...
Pegue um pedaço de gorgonzola e amasse em 2 colheres de sopa de iogurte. Reserve. Prepare a salada de folhas verdes, descasque a pera, corte ao meio, retire o miolo e coloque-a sobre uma cama de folhas verdes (eu tempero com aceto balsâmico e sal) e coloque 1 colher do creme de gorgonzola sobre a metade da pera.

Filé de frango com ervas e Risoto parmesão
Este prato é mais fácil ainda... tempere um filé de frango, faça um corte horizontal, como se fosse fazer um recheio, pique algumas ervas com uma tesoura e coloque dentro do filé de frango. Leve ao forno médio (forno pré-aquecido) por 20 minutos. Sirva com um risoto básico, que nesta receita eu chamo de Risoto parmesão.
Aproveito o fato de morar em Uberlândia e ter queijo fresquinho que eu substituo o parmesão em todas as minhas receitas por um bom queijo meia cura ralado!
Durante a aula falamos sobre vários tipos de risoto, sobre o ponto básico, o ponto em que se adiciona cada ingrediente... inclusive hoje eu testei um novo arroz que não está declaradamente escrito como arbóreo, está escrito "especial para risotos", ele não vem a vácuo e é da Camil, gostei! Ele é mais barato, pode ser encontrado no Extra e é gostoso!

Bolinhas de bananada com crostini de parmesão
Esta receita é mega mega simples e fica linda! Quando fui ao Mercado Municipal de Uberlândia pela primeira vez, comprei não só o queijo ralado como também uma bananada.
Cheguei em casa e queria comer aquela bananada com um queijo, mas não tinha queijo fresco... então eu polvilhei uma assadeira com queijo ralado e levei ao forno por 2 minutos, retirei, quebrei o crostini, fiz bolinhas de bananada e comi bananada com queijo! Primeiro chamei de queijo fundido, mas o nome não é bonito... então eu pensei no crostini, que é uma torrada... esse é uma torrada de queijo parmesão (no caso meia-cura, mas é queijo ralado)... então crostini de parmesão!

Meninas, obrigada pela presença, voltem mais vezes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: