sábado, 12 de fevereiro de 2011

Canard a l'Orange (Pato com laranja)



Esta receita não é minha... é do Claude Troigros! Que marravilha! rs

http://gnt.globo.com/platb/quemarravilha/2010/06/03/pato-com-laranja/

CALDO DE ESPECIARIAS
3l água
1,5kg açúcar
6 cravos
6 anis-estrelados
6 paus de canela
pimenta-branca em grão
tomilho
louro
alecrim
300g gengibre fatiado
2 pimentas dedo-de-moça fatiadas
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos.

PATO
1 pato de 2,5kg
500ml suco de laranja
caldo de especiarias
200ml Cointreau
100ml molho de soja
sal
pimenta-do-reino moída na hora
Tempere o interior do pato com sal e pimenta e amarre com um barbante. Tempere a parte externa do pato também com sal e pimenta e coloque-o dentro da panela com o caldo. Deixe ferver por 5 minutos, regando sempre. Retire o pato da panela e coloque em uma travessa refratária.
Em um recipiente, misture o suco de laranja, o Cointreau, o molho de soja e 300ml do caldo de especiarias. Cubra o pato com esta mistura e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por 2 a 3 horas. A cada 30 minutos, regue com o molho, para que não resseque. Com a ajuda de uma colher, retire o máximo de gordura possível do caldo.

Simplesmente delicioso! E fácil, juro que é fácil de fazer... só demora um pouquinho, tem de ficar no forno por 3 horas e exige que seja regado a cada 30 minutos... mas eu me aproveitei um pouco do avanço da tecnologia e usei saco para assar, ele é ótimo, suporta as altas temperaturas do forno e eu não precisei regar, coloquei o pato no forno e fui fazer minhas coisas, correr, passear com o Lino, etc... depois de três horas retirei do forno, engrossei o caldo e pronto, servi!
Agradecimentos à família Menezes que confiou em mim e aceitou ser cobaia na degustação deste PATO!
Obrigada queridos pelo carinho e apoio sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: