terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Carne Serenada


Estão vendo essa “carne seca” aí na foto, então na verdade é uma carne serenada que eu mesma serenei! Juro estou muito feliz! Vocês não fazem idéia, simplesmente eu passei 2 anos somente tendo a oportunidade de degustar essa carne quando minha mãe trazia de Ituiutaba e bem agora, quando me mudo pra Uberlândia, fico mais perto da carne, o açougue colocou o preço da carne quase que a preço de filet mignon R$22,00 o quilo.
Daí minha mãe mega fofa perguntou daqui e dali em Ituiutaba até que descobriu o telefone de um moço que sabia fazer, ligou, o cara explicou por telefone e falou que o segredo estava no corte da carne.
Uf! Pensei, agora vai ser mega difícil, não vou conseguir cortar do jeito certo... peguei meu carro fui até o Martins (principal bairro de comércio de Uberlândia), precisava descobrir um açouguezinho pequeno... andando lá eu vi um sacolão super movimentado, sendo carregado de frutas frescas, ah, parei na hora e daí perguntei pra mocinha do caixa sobre um açougue, mostrou uma portinha logo do outro lado da rua.
Adivinhem o que achei? Dois velhinhos mega fofos que fazem quibe, lingüiças e outros temperados. Quando disse ao senhorzinho que iria fazer carne serenada, ele já logo começou a cortar a carne, disse que era pra fazer uma manta... pronto! Minha carne estava cortada e eu tinha descoberto um super açougue* baratex! Paguei R$12,00 em um quilo de coxão duro já pronto pro que eu precisava!
Cheguei em casa e segui as orientações do tal senhor de Ituiutaba... Temperei a carne com MUITO sal e pimenta, não gosto muito de pimenta, por isso coloquei somente 5 pimentinhas vermelhas sem semente picadas em fatias fininhas. Fiz uma massaroca de pimenta e sal e lambuzei a carne. Isso era umas 6 horas da tarde. Daí eu coloquei essa carne em uma assadeira e pus em cima do varal (isso mesmo, lá de fora, no sereno). Aqui anda chovendo muito por isso coloquei na parte coberta da casa... Pela manhã eu levei a carne ao sol e deixei ela lá de 8 da manhã até 5 da tarde quando achei que ia chover e retirei do sol. A carne estava quente, deixei esfriar até 10 horas da noite, sobre o varal. Pronto! Às 10hrs eu tirei a carne, embalei num saco plástico e coloquei na geladeira, acho que deve durar umas duas semanas... vou fazer o teste e depois eu conto exatamente quanto tempo dura.
Beijos!
*Já ia me esquecendo, o contato do Açougue: Casa de Carnes Temperão (34)3235-2668

5 comentários:

  1. Como ficou essa carne serenada? É possivel assar na churrasqueira? Pode ser usada a maçã de peito? abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela visita.
    A carne ficou ótima.
    Nunca assei na churrasqueira na verdade, eu faço ela cozida na panela de pressão e então eu desfio e faço escondidinho geralmente. Mas acredito que possa ser feita sim em churrasqueira mas acho que tem de lavar antes para tirar um pouco de sal, talvez deixar de molho em água pura antes e depois assar mas acho que em papel alumínio por umas 2 horas em brasa daí depois tirar o papel alumínio e dourar, pois esta é uma carne seca, se assar direto na churrasqueira irá perder suco, acredito.
    Pode sim ser maçã do peito o importante é a maneira de cortar a carne fazendo um caracol, peça ajuda ao açogueiro ou corte você mesmo com uma faca bem estreita conhecida como "faca de filetar" (ela é mais usada para limpar filé mignon).

    ResponderExcluir
  3. Hummm...
    Carne de sereno é bem bão! A boca da gente vira um brejo!
    Mas costumo fazer um pouco diferente:
    Prefiro a Fraldinha, por se tratar de carne macia e bem irrigada, portanto com muito sabor.
    Uso 30 a 35 gamas de sal grosso por kg de carne. Durante o dia, mantenho-na embalada em um saco plástico com ar, formando um travesseiro, na parte baixa da geladeira. À noite, pendura-a no varal em local arejado (pode ser a área de serviço de apartamento, por exemplo). No dia seguinte, retiro-a bem cedo, para que não receba a indesejada visita de insetos, repetindo todo o processo por três dias.
    A depender do gosto do freguês, ou se usar carne mais dura, pode-se adicionar uma solução com meio litro de leite e meio de água no saco plástico durante o dia.
    Pode ser assada na churrasqueira ou frita na chapa, sem necessidade de dessalgar.

    ResponderExcluir
  4. Là fora estou serenando como teste um pedaço de acém maturado da Friboi. Começei as 12 hs salgando a carne com sal normal, ela esta dentro de uma forma plastica e coberta com dupla camada de filó, observei e não vi insetos acho que o sal inibi o cheiro. Pretendo faze-la na brasa amanhã as 14 hs, estou virando a carne e regando com o suco que escorre. Quem me ensinou disse que antes de ir para a brasa é para fazer a imersão (dar um banho) da peça em água fervida com oregano, disse que a água dá um choque na carrne e tira o excesso de sal.Vamos ver como fica

    ResponderExcluir

Comente aqui: