sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Creme de espinafre

Meus leitores devem estar pensando "ela cismou com espinafre"! Hehe, eu realmente gosto de espinafre, acho que é uma folhagem muito saudável, cheia de vitaminas que pode ser facilmente colocada em um prato conferindo sabor único aos pratos.

Lembro-me a primeira vez que comi creme de espinafre, foi na casa da minha amiga Tutty em São Paulo. Fiquei até com vergonha de tanto que comi! Acho que eu tinha uns 14 anos e fiquei impressionada com o sabor delicioso que aquele acompanhamento tinha na composição do prato! Não me lembro qual foi o prato principal, foi somente o acompanhamento que me chamou atenção.
Nesta época eu ainda não havia descoberto meus dotes culinários e nem sequer perguntei à cozinheira como ela tinha preparado o creme de espinafre, mas na primeira oportunidade que tive preparei minha própria receita que divido neste momento com vocês!

Ingredientes:
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 copos de leite
Sal a gosto
½ colher de chá de noz moscada
½ maço de espinafre cortado em fatias bem finas
1 colher de queijo ralado

Modo de preparo:
Primeiramente faça o molho bechamel: derreta a manteiga, adicione a farinha de trigo e deixe que ela fique levemente dourada, então adicione o leite aos poucos mexendo sempre com um batedor até obter um creme, deixe ferver para perder o gosto de farinha. Adicione sal e noz moscada, experimente e ajuste o tempero a seu gosto. (Se tiverem formado algumas pelotas no molho, não se preocupe, coe a mistura e volte ao fogo).
Adicione o espinafre ainda cru e deixe ferver por aproximadamente 7 minutos mexendo sempre para não empelotar. Adicione o queijo ralado, mexa e sirva!
Decore o prato com folhas de espinafre e sirva com carne vermelha, frango ou peixe, conforme sua preferência, este prato combina com tudo! Isso me facina no creme de espinafre, ele é um acompanhamento “vai com tudo”!

Ah um detalhe que ia me esquecendo, a este mesmo creme de espinafre você pode adicionar mais 1 copo de leite, uma colher de sopa de requeijão, bater no liquidificador que obterá uma sopa de espinafre maravilhosa! Para dar um sabor especial, acrescento no liquidificador uma cebola média, bato bem, levo novamente ao fogo para que a cebola cozinhe, conferindo um sabor especial à sopa.
Sirva quente ou morna (se estiver muito calor) dentro de um pão italiano sem miolo polvilhado com queijo ralado e prepare-se para muitos elogios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: