quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Linguiça cuiabana

Lembram-se do açougue que eu achei no Martins? Pois é, naquele dia o senhorzinho dono do açougue praticamente me obrigou a comprar uma linguiça cuiabana que somente ele faz na cidade... é uma linguiça bem diferente mesmo, ela é feita de picanha e contra-filé e um pouco apimentada.
Hoje resolvi experimentá-la, tirei congelada do freezer e coloquei no forno quente por 15 minutos, Virei para que dourasse dos dois lados e deixei mais 5 minutinhos... Hum, deliciosa e “light”!
Fiz uma farofinha de cebola queimada com Ajinomoto e servi com arroz cabelo de anjo. Quando terminei de montar o prato achei que faltava algo... então fiz um Oeuf.
Podem dizer que foi um ovo, mas Oeuf não é bem um ovo, é só a gema cozida em água fervente e levemente cozida, de tal forma que a gema continue bem mole por dentro.
Delicioso!



Segue a receita da farofa de cebola queimada com Ajinomoto:

Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de sua preferência (pode ser farofa pronta de supermercado)
1 xícara de óleo
½ colher de Ajinomoto
1 cebola cortada em meias-fatias

Modo de fazer:
Aqueça o óleo, quando estiver bem quente jogue as cebolas e deixe queimar, queimar mesmo, ficar pretinha... daí neste momento escorra  o óleo e descarte. Volte ao fogo, acrescente o Ajinomoto e a farinha. Pronto!

7 comentários:

  1. Verdade Ly, é a sua cara, linguiça e ovo, tudo que vc adora! Quando vier ao Brasil eu faço pra vc tá? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço essa farofinha... uhm!!! Não vejo a hora de poder desfrutar de suas delícias novamente. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente agradeço os comentários! Adoro gente nova por aqui!
    Segue a receita: separe a clara da gema. Coloque um pouco de água numa panelinha, quando estiver fervendo coloque a gema delicadamente na água... com auxílio de duas colheres, mexa na gema para que ela fique redonda, jogue a gema de uma colher para a outra sem encostar nela. Espere até que a camada de clara esteja bem branquinha, retire a gema delicadamente da água e coloque no prato! Gema praticamente cura mas sem riscos de salmonela, já que atingiu a temperatura suficiente para matá-la!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, eu tinha feito um ovo poche ... vou testar assim.

    ResponderExcluir

Comente aqui: