sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mais uma de minhas viagens pelo Brasil...


Minha família é de Ituiutaba, interior de Minas Gerais. Inclusive minha mãe mora nesta cidade, mas eu nunca morei lá, já morei em Uberlândia por 2 vezes. Então tenho amigos, colegas e família para visitar toda vez que vou por lá.

Estava desta vez hospedada na casa da Helen minha amiga querida. Ela não estava em casa, a Natty estava e chamamos um amigo que perguntou o que faríamos de almoço e eu já logo fiz uma lista super básica:
2 peitos de frango + 2 latas de milho + 1 potinho de manteiga + 3 cebolas
E disso saiu:

Peito de frango braseado à moda contemporânea com rodelas de cebolas douradas e creme de milho.
Agora vou até colocar a receitinha:
Aqui tinha também 3 colheres de sopa de creme de leite + 3 colheres de sopa de farinha de trigo + 1 xícara de vinho branco + 1 xícara de óleo
O que vai precisar:
1 bacia ou pote de plástico para temperar o frango + 1 tábua para limpar o frango + 1 faca boa
1 tábua para picar a cebola
1 frigideira bem larga, tipo dois palmos abertos de diâmetro
1 panela funda
Liquidificador + peneira
Modo de preparo:
Coloque a frigideira no fogo por 2 minutos. Quando estiver quente, adicione 1 xícara de óleo de canola (ou qualquer outro, pode ser de soja) e deixe esquentar bastante, uns 8 minutos. Quando começar a sair fumacinha, adicione o frango, com a parte mais bonita primeiro, sempre cuidando para não grudar no fundo. Adicione os filés um a um, seguindo a regra de que um novo só pode ser adicionado ao óleo quente quando o anterior estiver dourado.
Deixe dourar um lado inteiro, quando puder ver a borda da parte superior ficando branca, pode virar o filé. E siga assim até que todos estejam dourados, braseados. Reserve-os. Descarte o óleo da panela e a re-utilize. Adicione cebola picada e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Sim, isso mesmo, vamos fazer um “roux”, frite a farinha por 2 minutos, misturando bastante sempre, adicione 1 xícara de vinho, mexa sem parar para não formar grumos e adicione caldo de frango*.
*Caldo de frango: Pique 1 cebola grosseiramente como preferir, adicione em uma panela pequena ½ colher de sopa de óleo ou azeite, a cebola e os restinhos de limpeza do frango. Deixe dourar, adicione 1 litro de água e uma pitada de sal. Demais temperos a gosto. Pode colocar ervas finas, salsinha, cebolinha, pimentas, etc.
Coloque os filés e então adicione um pouco de caldo, pouco a pouco, pelas beiradas da panela (a parte de cima do frango deve se manter crocante, do efeito da selagem, braseamento inicial, não pode ser imerso em caldo) até a metade do filé, mexa com cuidado para não molhar o frango, adicione 1 pitada de sal, espere ferver e abaixe o fogo. Coloque uma tampa mal coberta sobre a panela e deixe em fogo baixo por 20 minutos. Retire e sirva.
Cobri com umas cebolas douradas junto com o frango, cortei em rodelas grosseiras e joguei no frango ainda inteiras, sem desfazer as rodelas, depois que escorri do óleo é que desfiz os miolos da cebola... ficou incrível! Bem adocicada e ardente ao mesmo tempo, ela conservou a crocância!
Creme de milho:
MUITO FÁCIL!
Pegue duas latinhas de milho, abra, de uma delas drene o milho escorrendo o líquido no copo de liquidificador. A outra lata, jogue inteira no liquidificador, com o milho e o caldo. Bata tudo, coe em uma peneirinha e reserve.
Em uma panela pequena, adicione ½ colher de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola em cubinhos ou ralada e deixe fritar bastante. Então adicione o milho drenado da 1ª lata e refogue-o temperando com o que desejar: sal, pimenta, noz moscada... Quando estiver bem temperadinho e refogado, cebola translucida, adicione 1 colher de sopa de farinha de trigo e frite-a por 2 minutos.
Venha regando aos poucos com o creme coado de milho, mexendo vigorosamente para não formar pelotinhas com a farinha.
Adicione um pouco de caldo de frango e finalize com 3 colheres de sopa de creme de leite. Ajuste sal e pimenta depois de levantar fervura, logo depois de colocar creme de leite. Atenção, creme de leite de caixinha não pode ferver, ele talha. Então, adicione-o com o caldo bem quente e deixe ferver só uma vez, já logo desligue.
Experimentei! Muito fácil e rápido e... que pena: não é light, mas é mineiro e quem um "Q" de contemporâneo! Êeeee!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: