domingo, 28 de abril de 2013

Uma cheesecake maravilhosa...


Outro dia eu estava no mercado e vi em promoção uma Rhubarb, que é uma planta roxa muito interessante que tem por aqui. É bem popular também na Europa.


Daí óbvio, comprei e repeti a receita de um restaurante que eu tinha trabalhado...

Retira-se as folhas delas. Um chef me disse que as folhas são venenosas... mas não sei mesmo. Comprei, e delas fiz uma calda com framboesa e fiquei procurando o que fazer com essa calda maravilhosa. Então tive a idéia: Cheesecake!

Pedi a receita ao amigo Lucius Gaudenzi e assim fiz, fácil fácil!

Para preparar o Rhubarb: retiramos parte da casca do caule que é dura, na parte de dentro,  do pedaço restante faz-se mais 4 pedaços cortando o caule.

Coloca direto na panela o Rhubarb, 300g de framboesa e deixa lá no fogo, tudo aquilo tem água, essa água deve sair do alimento. Então após 10 minutos adicione açúcar, mas não muito, 1 xícara para cada ramo de rhubarb. Deixar ferver até se formar uma calda na espessura desejada.

Para colocar sobre o cheesecake, eu bati no liquidificador pra ficar bem cremoso. Fica bonito ficar “smooth” na superfície do cheesecake nesse caso.

Se não tiver Rhubab, não tem problema faça o mesmo procedimento com morango fresco e framboesa congelada, fica ótimo!

Dai essa geleia ficou na geladeira quase uma semana até que criei coragem e fiz a cheesecake:

Massa:
1 pacote de bolacha maria ou maizena
200g de manteiga a temperatura ambiente

Bater as bolachas no liqüidificador ate que elas estejam inteiras quebradas e então comece a adicionar manteiga, até obter uma massa. Se estiver seco ainda, adicione mais manteiga, ate obter a consistência de uma massa, ela deve ficar fina e crocante no prato final, pense nisso quando a estiver preparando.

Forre uma forma de fundo falso com esta massa e asse no forno ate as beiradas estarem douradinhas.

Recheio:
400g de cream cheese
400g creme de leite (sem soro ou de caixinha)
400g leite condensado
1 pacotinho gelatina incolor e sem sabor dissolvida em ¼ xicara de agua quente

Bater tudo no liquidificador. Colocar por cima da massa quando estiver resfriada. Levar a geladeira por 2 horas. Adicionar a calda, deixar mais duas horas. Desenforme e sirva!

Obs: eu não tinha forma de fundo falso, então fiz em um “marinex” comum! Tudo bem ne? Rss só fica mais difícil pra tirar o primeiro pedaço, mas os outros tudo bem... rss!!! Ficou bem feia, nem tirei foto! Bon apetit!!!

Qual foi a minha sensação ao comer essa cheesecake?
Para mim a crocância da massa é bem barulhentinha rss faz ruídos no meu ouvido, adoro! Dai enquanto ouço o crunch crunch da bolacha imersa na manteiga rugindo entre meus dentes, sinto então um creme acolhedor que me abraça lembrando queijo, então chega a calda, finalizando a textura na língua, desafiando as papilas gustativas a sentirem o azedinho da framboesa com o dulçor do Rhubarb. E em quase que uma melodia o prato acaba... que pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: