domingo, 23 de junho de 2013

Coluna Direto da Cozinha: Banana Bread



Quero hoje contar um pouquinho de Sydney. Logo que cheguei no aeroporto no dia 16/janeiro de 2013, me deparei com um Café, famoso Gloria Jeans.
A história deste café começou em 1996, quando Nabi Saleh e Peter Irvine abriram o primeiro Gloria Jeans Café em Miranda, Sydney. Hoje há mais de 400 cafés espalhados pela Austrália e  Estados Unidos.
E assim outras marcas de café espalhadas por todos os cantos de Sydney. Os cidadãos  transitam carregando seus “take-aways”: copos de papelão com tampinha de plástico e café na temperatura ideal para ser tomado, nem muito frio, nem muito quente. Confesso que tenho paixão pelos cafés “take-away”, pela temperatura e cremosidade com que são servidos. Muitos brasileiros me criticariam por estar dizendo isso porque amam nosso café. Eu não entendo absolutamente nada de café, entendo de cremosidade e é disso que estou falando… acho a cremosidade perfeita, deliciosa…
Eu particularmente gosto de café com leite. Aqui o café com leite é “laté” e o leite é esquentado naquela maquininha de vapor ao lado da máquina de café que tem junto (na maioria das vezes) um termômetro, que o barista controla a temperatura de servir o café ao cliente.
No Brasil ao menos em São Paulo esse café com leite matinal seria servido numa boa padaria, certamente acompanhado de pão e chamado de “meia clara” e sem 1/3 da cremosidade do lindo “laté”… Em Sydney padaria é bem diferente de São Paulo, elas vendem pão “e ponto”. Não tem esse jeitinho brasileiro de pão na chapa, sanduichinho, frios fatiados… Nada disso é vendido nas padarias daqui. Nem tem balcão e nem chapa.
Bom, e a padaria é em um lugar, o café em outro, e eles comem pão com café onde? Como é isso? – Eu pensava… Então um dia quando não estava atrasada fiquei de longe observando a fila de um café e vi que todos saiam com um café e um Banana Bread. Logo entrei na fila para experimentar um e… foi paixão à primeira mordida! Textura, sabor, aroma reunidos em uma fatia…
Na semana passada estava caminhando pelas ruas de Sydney, saindo do trabalho quando encontrei um amigo e fomos logo tomar um café no Gloria Jeans na Park St com a Pitt St, bem grande, com mesinhas do lado de fora. Sentamos e ele foi buscar os cafés. Voltou com um lindíssimo banana bread que tinha sido esquentado em uma grelha tipo uma churrasqueira e deixado marquinhas lindas fazendo arte em diagonal na fatia de pão…
Caí de amores novamente, eu tinha de conseguir reproduzir aquele sabor! Já saí de lá direto para o trabalho, atravessei a ponte de Pyrmont com os olhos no celular em busca de uma receita de Banana Bread. Assisti a vídeos no Youtube, procurei livros como da Nigela e outros chefs famosos por compartilhar suas receitas.
E então após muita teoria eu fui praticar e… SUCESSO! LINDO! Fácil, fácil e delicioso! Demora 10-15 minutos pra preparar a massa, demora um tempinho no forno (1 hora), mas é só colocar um timer e ir cumprir outras funções da casa enquanto ele fica pronto!
É definitivamente o pão mais fácil que já fiz na vida! E ele pode ser armazenado já em fatias na sua geladeira envolto em um filme plástico e esquentado na hora de servir, ele volta à mesma textura de saindo do forno. Incrível esta massa!
Nos cafés o Banana Bread é servido quente, com ou sem manteiga. Alguns esquentam no microndas, acho que gostoso mesmo é na chapa com um pouquinho de manteiga, ele faz aquela casquinha crocante douradinha pra morder e sentir o “crunch” da casquinha com a textura macia do centro do pão… Ou ainda aquele pãozinho esquentado na “churrasqueira” do Gloria Jeans….
Um dia um colega meu comentou que gostaria de gravar os sons dos ambientes e reproduzí-los junto com fotos, trazendo segundo ele uma tradução mais real do momento. Eu acrescentaria o cheiro. Se meus leitores pudessem sentir esse cheiro que estou sentindo agora, com certeza testariam a receita…


Eu testei a receita, deu certo, ficou maravilhosa e acabou em um minuto! Então resolvi escrever sobre esse pãozinho na coluna. Como eu queria estar completamente imersa no Banana Bread enquanto escrevia, comecei a escrever este artigo enquanto uma nova receita assava no forno, o perfume de banana tomou conta do meu ambiente e me ajudou a melhor descrever a sensação de assar um Banana Bread.
Banana Bread – Bolo de banana australiano
3-4 bananas amassadas com garfo
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de manteiga derretida
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
2 xícaras de farinha
Pré-aqueça o forno a 175 graus. Misture a manteiga e o açúcar, forme uma base cremosa, adicione as bananas amassadas e o ovo já batido. Misture bem, adicione uma pitada de sal, a baunilha e reserve.
Em um outro bowl coloque a farinha e o fermento em pó. Faça um buraco no meio e adicione a mistura de banana. Cuidado para não misturar muito rápido, cuidadosamente incorpore a farinha a massa, mexendo com a colher das laterais para dentro, trazendo a farinha para dentro da massa lentamente, gentilmente.
Coloque em forma untada com manteiga e forno por uma hora… Coloque um timer para despertar e deixe lá o bolinho/pãozinho assando, não se preocupe, se estiver a 175 graus não vai queimar.
Aos 45-50 minutos começa a exalar um perfume de banana australiano maravilhoso, envolvente. Nesse momento fure com um palito e veja se está assado por completo, como se fosse um bolo.
Saindo do forno, deixe esfriar por 20 minutos e então fatie. Faça fatias mais grossas que as do pão de forma, da espessura de um dedão, embale-as individualmente em filme plástico e mantenha em geladeira assim ele se manterá fresco por 3 ou 4 dias. Na hora de servir, esquente a fatia. Eu recomendo fazer em uma chapa ou frigideira, mas se estiver com pressa o microondas faz bem essa função também.
E então vamos experimentar um Banana Bread?
Leia mais artigos no link do O Estado RJ - Direto da Cozinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: