quinta-feira, 6 de junho de 2013

Requeijão


Desde que cheguei em Sydney em janeiro escuto minha prima Camila procurar por produtos que possam substituir o requeijão por aqui. Segundo ela tem somente um produto vendido em supermercado de bairro com marca própria, o "cream cheese" mais barato do mercado! Esse lembra vagamente o requeijão.

E de onde vem toda a saudade? Acho que cada brasileiro tem uma ou umas pontinhas de historia com requeijão...

Já na infância tive contato com dois tipos de requeijão, o fresco da fazenda e o industrializado vendido em supermercados. Os dois tipos são tão diferentes que nem parece ter sentido terem o mesmo nome.
O requeijão de fazenda é produto raro hoje em dia, o industrializado se popularizou tanto a ponto de alguns comerem o original (fazenda) e dizerem que não é requeijão.

Assim como a grande maioria dos produtos mineiros o requeijão tomou a vida dos paulistas invadindo suas geladeiras com nomes atrativos como "Poços de Caldas", cidade mineira onde a Danone tinha fábrica e produzia o requeijão industrial.



O requeijão "Paulista" também tinha seus consumidores fiéis e assim o cidadão paulista passou a substituir a manteiga ou margarina no pão francês de cada dia. E outros pães, bolos, croissants acolheram também o delicioso requeijão!

Minha mãe faz pães de queijo deliciosos e me lembro muito de rechea-los com requeijão e ouvir de meu pai "por que isso? Já tem queijo no pão de queijo!". Mas quem falou que requeijão é queijo? Requeijão é creme, liga, "moisture", abraço!

Tinha uma padaria que eu costumava ir quase todos os dias do lado da minha casa em Sp que o padeiro era um senhorzinho pra lá de bem com a vida... Ele fazia pra mim um pão na chapa com requeijão tão feliz que eu me sentia abraçada após o café da manhã na padoca! Não dava pra ir todos os dias, mas quando eu estava carente de abraço matinal servia bem!!

Eu então comecei uma pesquisa para descobrir o tão desejado requeijão na Austrália! Comecei a dar googles, perguntar, estudar, entender como se produzia o  requeijão cremoso, industrial. Foi então que o querido Chef Lucius Gaudenzi me deu uma mãozinha publicando na sua página no Facebook um pedido de ajuda. Engraçado foi que ninguém sabia fazer... pra que aprender a fazer requeijão em casa? Tem baratinho em qualquer supermercado em qualquer cidade do Brasil...

É mas pra quem mora fora do país a realidade é diferente, sentimos falta de casa, família, dos amigos... então a única lembrança possível de reproduzir é a comida. Ir ao supermercado e não encontrar um abraço sabor requeijão por 3 reais é um pouco decepcionante mesmo, concordo com minha prima.

Assim sendo divulgo aqui para os meus amigos que moram fora a receitinha fácil de requeijão... e também aos residentes no Brasil interessados em encontrar um jeito fácil e saudável de comer requeijão sem conservantes.

Hoje em dia alguns produtos industrializados perderam tanto a qualidade que colocam farinha, amido de milho nas receitas para engrossar o produto. Que feio! O requeijão não precisa disso, deve ser um produto Gluten Free!!!!

A minha busca pelas origens (Brasil) fora das origens (Austrália) não vai parar por aí, ainda  vou produzir o requeijão de fazenda, espera só até eu achar uma fazenda com leite fresco...

Após algumas várias tentativas ele chega fácil... Em 15 minutos se faz 300mL de requeijão.

Ingredientes:
1 litro de leite quente
5 colheres de sopa de vinagre branco
130ml de leite frio
2 colheres de sopa de manteiga
½  colher de sopa de parmesão ralado
1 colher de chá de sal

Modo de fazer:
Leve o leite ao fogo em uma panela até o ponto de fervura. Desligar o fogo, adicionar o vinagre, mexer gentilmente até que o leite coagule por completo.

Coar a parte coagulada do leite, espremer para drenar bem o soro e então descartar o líquido. O creme branco coagulado drenado é ricota fresca!

Até vai uma dica dá pra fazer ricota aromatizada com ervas, canela ou qualquer outra idéia! Jeito fácil de fazer ricota cremosinha e deliciosa!

Bater no liquidificador essa ricota com o restante do leite frio, a manteiga, o sal e o parmesão.

Fatores de sucesso da receita:
- Ao colocar no liquidificador, sempre coloque o líquido no fundo, depois adicione a ricota, manteiga e o restante.
- Deixe bater por 3 a 4 minutos. Vai fazer barulho mas vale a pena, quanto mais bater, mais cremoso fica!
- Coloque em um potinho e deixe resfriar na geladeira por no mínimo 2 horas.

Repeti a receita muitas vezes antes de publicar, testei diferentes ingredientes e proporções até que cheguei nos números corretos. Afinal o que é cozinhar se não um grande exercício de matemática?

Então a última e mais precisa receita do requeijão dei de presente pra minha prima inspiradora da pesquisa e do post!!!


2 comentários:

Comente aqui: