A ceia de Natal brasileira é a mais engraçada que eu já vi em meus estudos de gastronomia internacional… Temos o peru que é na verdade uma tradição americana de Thanksgiving day e temos também um tal de “tender” que nada mais é do que uma peça de presunto com a capa de gordura em formato bolinha, o mais puro marketing que virou tradição.
Mas tem algumas famílias antigas, de tradições anteriores ao Peru e ao Tender natalinos que preparam pratos específicos em seus Natais. Na minha como aqui já postei, é um lombo caipira delicioso recheado com batata, cenoura, azeitona e ovo… temperado com limão cravo…
Bom, mas seja qual for a carne escolhida como “estrela da noite” do seu Natal eu tenho certeza de que arroz e farofa não faltam!
Porque o brasileiro é farofeiro por natureza. Temos hábitos diversos pelo país todo, mas cada região a sua maneira incorpora a farofa em sua ceia de Natal.
No Nordeste a farinha de copioba ou farinha d´água faz sucesso, em Minas a farinha de mandioca temperada, em São Paulo super industrializada como é, quem brilha é a farofa de Neston: essa é a “colcha de retalhos” de farofas natalinas brasileiras.
No fundo somos todos uma farofa só! Então vamos prepará-la no Natal, da forma mais amorosa que pudermos. O amor pelo prato vem desde a busca dos ingredientes, depois planejamento, pré-preparo e finalmente cozimento.
Farofa de Natal para mim tem de ter frutas secas e/ou castanhas e/ou nozes, isso faz com que necessariamente eu vá ao centro da cidade de SP. Mais especificamente na Rua Santa Rosa, ali encontro tudo o que preciso para minha farofa de melhor qualidade e com preço baixo.
Ah, mas enfrentar um metrô ou um trânsito absurdo pra ir até lá? Nem pensar! Aí vai uma dica: vou de bike! Tem a ciclofaixa do Centro que leva até lá pertinho onde compro os ingredientes da farofa e carrego na sua mochila, eles nem fazem tanta diferença no peso…
Na Rua Santa Rosa tem uma loja chamada Camanducaia que é demais! Uma excelente dica aos paulistanos, tem produtos que realmente valem a pena: manteiga boa qualidade R$ 10/kilo, castanhas e amêndoas R$ 8-10/kilo mais baratas que no supermercado e ainda lá e somente lá eu encontrei uma farofa de Goiás, de mandioca temperada que já vem pronta! É maravilhosa! Juro que é igualzinha à farinha temperada que se compra em Minas!
Hoje em especial estou inspirada com farofas porque acabo de voltar de um jantar que preparei como Natal Antecipado para uma família ali nos Jardins, São Paulo.
E obviamente encontrei essa farinha quando fui ao Centro e decidi colocar a tal farinha de Goiás já torrada junto com castanhas na Farofa de Nuts que eu tinha para fazer no evento de hoje.
Eu e Cayo, um colega que trabalha comigo em eventos concordamos que farofa para não ficar seca, tem de ter manteiga e ainda adicionar o caldo do cozimento do peru na farofa é “o grand finale”. Colocamos a farofa e os nuts em uma panela e deixamos aquecer, até que não conseguíamos tocar a farofa com as mãos de tão quente. Neste momento adicionamos a manteiga que se derreteu instantaneamente , mexemos, a farinha se encorpou, adicionamos o caldo (pode ser frio) colheradas a colheradas mexendo sempre até formar uma farinha molhada de nuts!!
Enfim, nada melhor do que seguir a receita…. Vamos lá!

Ingredientes:
500gr de farofa de Goiás
30g de amêndoas
30g de avelãs
30g de castanha do pará
30 g castanha de caju
100g de manteiga
100mL do caldo de cozimento do Peru

Modo de preparo:
1 – Junte as castanhas com farinha em um panela e deixe aquecer bastante. Adicione a manteiga e deixe dourar por 3 minutos mexendo sempre;
2- Adicione o caldo do cozimento em colheradas mexendo sempre;
3-  Mantenha a farofa em fogo alto mexendo sempre, a terá pronta em 5 minutos.