Era janeiro do ano passado eu estava me despedindo do Brasil para a viagem a Austrália quando conheci a duas figurinhas muito interessantes: Chef Lucius Gaudenzi e uma Cheesecake.
Esse Chef  super competente tinha passado uns anos na Austrália e foi até minha festa de despedida me dar umas últimas dicas. E daí falamos de tudo: dicas da Austrália, da escola, de cozinha, da vida e… ele me apresentou a primeira verdadeira cheesecake da minha vida.

Me lembro da textura leve e cremosa, doce na medida certa, ele me chamou a atenção para a consistência, mostrou como a faca deslizou sobre a massa livremente. Curiosa como sou cheguei a tentar replicá-la umas duas vezes com algumas receitas que eu tinha, mas ficavam muito doces.
A medida que fui estudando culinária internacional percebi que as sobremesas brasileiras são demasiadas carregadas por conta do leite condensado. A leveza daquela cheesecake do Chef Lucius tinha me seduzido de tal forma que não poderia conter leite condensado, eu tinha certeza!
Comecei a pesquisa e fui mentalmente elaborando a receita da cheesecake perfeita até que em uma de minhas muitas idas ao supermercado neste final de ano encontrei um cream cheese em promoção, me voltou a cabeça todo aquele estudo que estava parado por conta dos assados de Natal e eu pensei: vou preparar uma cheesecake para o Natal da minha família!
Só me esqueci de um detalhe: ela precisava ficar 4 horas na geladeira para firmar. Eu não tive esse tempo, tirei ela do forno já eram 10 horas da noite… quase na hora da ceia… que pena… mas tudo bem, ainda valeu, servi no dia 25!
E daí a primeira lição do Chef Lucius: sobre fazer sobremesas requer muito planejamento de tempo e dedicação integral.

Vamos lá então a minha receita de Perfect Cheesecake:
Para a massa:
1 pacote de bolacha maria (130gr)
80gr de manteiga a temperatura ambiente

Para a cheesecake:
750gr de cream cheese a temperatura ambiente
270gr de açúcar
4 ovos inteiros
1 baunilha em fava
300gr de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Antes de tudo, prepare a fôrma de fundo falso para receber sua torta. Ela irá ao forno em banho-maria, você deve cobrir sua forma com papel alumínio para evitar que entre água na massa e estrague a crocância da sua base de bolachas. Faça como na foto abaixo:
1- Bata a bolacha maria no liquidificador até obter uma farinha, misture com a manteiga e cubra o fundo de uma forma de fundo removível. Uma dica para espalhar melhor a massa é molhar suas mãos, o fato de ela estar úmida ajuda a umedecer a massa e espalhá-la melhor.
2- Leve ao forno pré-aquecido, a temperatura média por 10 minutos, até parecer douradinha nas laterais.
3- Retire do forno e reserve.
4- Enquanto esfria prepare a cheesecake. Misture os ovos, açúcar e baunilha, adicione o creme de leite fresco e o cream cheese. Bata com a batedeira ou um fuet, mas não muito vigorosamente, somente o suficiente para dissolver o cream cheese.
5- Coloque então essa massa de cream cheese sobre as bolachas pré-assadas e leve ao forno em banho maria por 1 hora e meia. Forno baixo sempre. Eu cobri com papel alumínio porque queria que ela permanecesse pálida na superfície.
6- Retire do forno e deixe em geladeira por no mínimo 4 horas.
7- Cubra com a calda da fruta de sua preferencia e Feliz Cheesecake!!!! Minha sugestão é fatiar morangos bem fininhos e cobrir com uma pitadinha de açúcar, o morango vai soltar aquela aguinha vermelha linda e ficar super suculento sob o seu cheesecake!
- See more at: http://www.oestadorj.com.br/colunas-blog/gastronomia/perfect-cheesecake/#sthash.i8eTQ6lQ.dpuf