quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Passeio pelo Ceagesp São Paulo

Ceagesp é um lugar maravilhoso de São Paulo que fica logo na entrada da cidade onde os produtores e comerciantes de frutas, vegetais e pescados se reúnem.

Foto da internet: vista de cima do Ceasa
Lá acontecem as maiores comercializações do mercado atacadista paulistano. Porém também há  Varejões , que funcionam como feiras livres abertas ao público, funcionam: 

Sábados das 7h às 12h30
Domingos das 7h às 13h30 
Quartas-feiras, das 14h às 22h

Ontem eu precisava comprar mexilhões, me lembrei que lá poderia encontrar então eu peguei a bike e pedalei os 9km até chegar lá! Já eram 17horas, o sol estava baixando mas o calor ainda era intenso. Cheguei lá com bastante calor mas logo me refresquei com uma água de coco a preço justo R$ 3,00! Que delícia!!! E daí já ali vi uma placa de coco fresco ralado, pedi e ela rala na hora, 200g de coco fresco a R$ 5,00!!!

Nessa hora me lembrei do preço que paguei no coco ralado semana passada no supermercado de Açúcar, foi exatamente R$ 4,80 por 100 gramas! Hum e o melhor, fresco, raladinho na hora está ali no começo da cidade por metade do preço? Como é que eu não sabia disso? A partir de hoje só entra na minha casa coco fresco! Não custa nada pedalar um pouquinho e ir até ali buscar! E ainda me refrescar com aquela água de coco fantasticamente gelada que recepciona a todos que chegam na barraca.

Bom agora do coco ao peixe! Chego na barraca, cheia pra caramba, ninguem podia me atender, dei uma sapeada, procurei pelos mexilhões, os encontrei já cozidos e abertos. Quando o moço veio me atender eu já estava babando na lula e no camarão mas com a obrigação do mexilhão. Tá, moço então me vê: 1 bandeja do mexilhão, 4 camarões e 4 lulas… Hahah o cara ficou puto de raiva! Mas o pior ainda estava por vir, eu escolho um por um, escolhi todos os camarões e todas as lulas… daí depois disso eu ainda pedi para embrulhar com gelo porque eu estava de bike para não perder temperatura no trajeto… Hahah o detalhe: a minha conta deu R$ 23,00 e MUITO TRABALHO! 

Os peixeiros querem distância de mim, mas eu… não tô nem aí: sou solteira cozinho só pra um, não cabe em mim mais do que isso e é por isso que vocês vendem por quilo, para atender clientes como eu! 

Então na volta da peixaria a caminho da bike eis que me enamoro novamente, era um cogumelo lindo branquinho de sabor e textura inigualáveis chamado Shimeji quem me paquerava desta vez! E eu, claro caí de amores por aquela bandejinha linda por apenas R$4,00!!! (no nosso supermercado de Açúcar a bandejinha está em promoção por R$9,39).


Foto da internet: Shimeji Branco


Já fui logo embora sem mais olhar para o lado antes que eu comprasse tudo e não conseguisse mais carregar na bike...
E assim foi meu passeio pelo Ceagesp no dia 12/02/2014 e dele obviamente surgiu um prato espetacular que mereceu este post de hoje! Isso que eu só usei as "sobras" do mexilhão que fui comprar… hahah na verdade foi tudo que comprei A MAIS! Enfim… uma entradinha MARAVILHOSA e light, que também pode ser prato principal se servido com um spagheti! Ou qualquer outra pasta! 

Brincando de delicadezas na cozinha…

Camarão, mini lula, shimeji branco, talo de coentro, cebolinha ao perfume de limão siciliano

Ingredientes

4 camarões
3 lulas
1 raminho de shimeji branco
1 fio de azeite
1/2 xícara de vinho branco
1/2 colher de sopa de manteiga
1 talo de coentro
4 talos de cebolinha (parte branca principalmente)

Modo de preparo:
1- Leve ao fogo uma frigideira vazia. Após 2 minutos acrescente o azeite, quando sair a primeira fumacinha, adicione o camarão, deixe dourar por 1 minuto, retire e reserve. 
2- Adicione na mesma panela a lula cortada em rodelas finas e doure por mais 1 minuto. Retire e reserve junto com o camarão.
3- Adicione 1/2 colher de sopa de manteiga e o shimeji branco quebrado em florzinhas. Refogue por 1 minuto e adicione o vinho branco, com uma espátula esfregue o fundo da panela para incorporar todos os sabores que estão presos na panela.
4- Quando o vinho reduzir quase por inteiro, adicione o camarão e a lula de volta, mexa bem, adicione a cebolinha picada rusticamente e o talo de coentro picado bem fininho. Apague o fogo, continue mexendo e sirva!


Foto by Adriana Avelar: Camarão, lula, shimeji branco, coentro e cebolinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: